top of page
Pedro Coutinho

DigitalLabs | The future is Now

(Auditório Azure)

Paulo Rego

QC/QA: Melhoria Contínua!

(Auditório Azure)

"The future depends on what you do today."

Mahatma Gandhi

    Nesta sessão, comprovará como é simples e rápido o registo de todos os controlos de qualidade dos ensaios: interlaboratoriais, amostras cegas, materiais de referências, duplicados e ensaios de recuperação.

    Serão evidentes as vantagens da automatização dos alertas referentes ao cumprimento dos limites de aviso e controle, da ocorrência de regras de tendências e de realização de duplicados, materiais de referência. Será realçada a importância das cartas de controlo na avaliação dos técnicos e na atualização dos níveis de alerta e controlo.

    Vivemos num novo mundo com mudanças exponenciais! Os laboratórios e as empresas têm de estar atentas e acompanhar estas mudanças sob o risco de perderem de forma definitiva o comboio e serem ultrapassadas por esta modernidade digital que faz o mundo girar.

    Queremos nesta introdução fazer um apanhado da diversidade de temas, conceitos e princípios que devemos ter em conta para estarmos no pelotão da frente e desmistificar alguns mitos e preconceitos associados ao mundo digital.

  Quem trabalha em laboratório é confrontado todos os dias com a necessidade de efetuar inúmeras transcrições de registos primários obtidos em bancada.

    Nesta sessão pretendemos mostrar-lhe como poderá deixar de usar o seu famoso "caderno de laboratório", registando todos os seus dados de bancada diretamente na bancada. Evitamos erros de transcrição, de cálculo de resultados e outras potenciais não conformidades com uma óbvia poupança de muito tempo!

    As organizações necessitam de ter uma gestão de informação alinhada com os seus objetivos estratégicos, informação que permita uma capacidade de resposta imediata nos processos de tomada de decisão, informação que deve estar acedível em qualquer local e disponível para os diferentes perfis de colaboradores, no momento certo e no formato correto.

    Nesta sessão iremos desmitificar, com casos práticos, a criação de Key Performance Indicators, Dashboards e Balanced Scorecards tendo como objetivo o controle das atividades diárias e estratégicas de uma organização.

Sónia Mendes

Registos Digitais em Bancada

(Laboratório - Sala MSDN)

António Rocha

Business Intelligence na Prática

(Auditório Azure)

   Potencie o seu tempo importando em poucos segundos, ficheiros com milhares de resultados. A importação de resultados permite eliminar por completo erros de transcrição que poderiam originar não conformidades muito graves, assegurando uma enorme poupança de tempo e recursos dentro do seu laboratório.

  Iremos também abordar a integração com outros sistemas informáticos, permitindo otimizar os processos do seu laboratório. Conheça um caso de sucesso de um dos nossos clientes!

Pedro Carvalho

Integração de Sistemas e Equipamentos

(Laboratório - Sala .NET)

   Todos os dias circulam nas organizações centenas de documentos, sendo difícil garantir que a informação chega aos seus destinatários, conduzindo a atrasos e não conformidades.
   Experimente uma solução que fornece facilidade e rapidez na pesquisa e acesso à informação, controlo de acessos a pastas e a documentos, controlo de versões e tomada de conhecimento, aprovações e workflows. Conheça as mais valias para a sua organização, como a redução de custos e a maximização dos seus recursos, que a levará a uma diferenciação no mercado.

   Todos os dias usamos equipamentos imprescindíveis para a qualidade do trabalho laboratorial sendo por isso decisiva a sua correta gestão. Agenda de calibrações, pesquisa de fichas, registos de manutenções e indicadores são apenas alguns exemplos de tarefas que pretendemos simplificar para si.

   Com uma abordagem reativa pomos o sistema a alertar sobre as várias interações com os seus equipamentos. Controlo dos Atrasos, previsão de custos passarão a ser geridos de forma centralizada e confortável.

Daniel Gomes

Gestão Documental: Dê vida aos seus documentos!

(Laboratório - Sala .NET)

Serafim Fernandes

Gestão de Equipamentos

(Laboratório - Sala .NET)

  Tem dificuldade em perceber que produtos tem em stock e quais são as datas de validade? Obtenha toda a informação para poder gerir as suas encomendas de stock e evitar desperdícios!

  • Dê respostas concretas às necessidades específicas do seu laboratório:

  • Preparação de lotes de produtos

  • Controlo de movimentos entre armazéns (salas, arcas frigoríficas, bancadas)

  • Gestão de inventário e Alertas de Stock Mínimo

  • Evolução de consumos

Diana Ribeiro
Carlos Moreira

Gestão de Stocks: evite o desperdício

(Laboratório - Sala MSDN)

  Descubra uma nova forma de gerir o processo colheitasEste processo é hoje em dia constituído por um conjunto de atividades críticas e onde a necessidade de registos em campo e controlo em tempo real de todo o processo são requisitos fundamentais para os Laboratórios Acreditados

  Nesta sessão iremos debruçarmo-nos sobre temáticas como gestão do processo de colheitas; utilização de dispositivos móveis, do GPS e Google Maps para determinação de melhores rotas; registos em campo; verificação e controlo do Processo de Colheitas.

   O portal AlWeb® é um site disponibilizado pela Ambidata® que permite aos clientes dos nossos clientes acederem aos dados analisados pelos laboratórios. Ao longo da sessão vamos evidenciar como todo o processo funciona. Os utilizadores do AlWeb® têm uma autenticação única que permite o acesso à informação do portal. Dentro do portal podem depois aceder a um conjunto de funcionalidades, sendo de realçar a consulta de resultados e o download dos relatórios de ensaios gerados pelo laboratório. Venha experimentar.

Marco Monteiro
Pedro Coutinho

Mobilidade no Processo de Colheitas

(Laboratório - Sala MSDN)

Carlos Beleza
Tiago Martins

Publicação de Resultados

(Laboratório - Sala .NET)

   A Dias de Sousa – Instrumentação Analítica e Científica SA constitui uma referência, há cerca de 30 anos, como provedor de soluções analíticas e cientificas para o mercado português, cobrindo as áreas Controlo de Qualidade e Investigação e Desenvolvimento, nas vertentes Académica e Industrial.

   Integração com LabWay LIMS:  No âmbito da Gestão Laboratorial de Controlo de Qualidade de rotina, A Dias de Sousa SA e a Ambidata constituem parceria na perfeita harmonização de alguns Softwares específicos de gestão analítica com a metodologia do LabWay LIMS, permitindo um fácil quotidiano analítico e em conformidade com as exigências legais obrigatórias. Um bom exemplo é a integração do Software Cromatográfico Chromeleon da Thermo Scientific Dionex no LabWay LIMS nos Laboratórios Acreditados de Controlo de Qualidade de Águas de Consumo Humano em Portugal.

Soluções Analíticas e Científicas

(Sala Windows A)

Blautouch - Primeira Superfície Interativa Para Laboratórios - apresentação e demonstração do produto:

     - Proteção face a contaminantes exteriores (capacidade multi-toque e multi-utilizador; precisão e resposta ao toque; não reatividade a objetos não condutores);

     - Interação através de diferentes interfaces (exemplificação do desempenho da superfície através de interação com ou sem luvas e com caneta capacitiva);

     - Introdução de dados expedita (introdução de dados em Word, Excel, etc., através de teclado virtual. Leitura de ficheiros em formato PDF e utilização de
        Software LIMS);

     - Possibilidade de integração de leitor de código de barras (leitura de um produto através de código de barras integrado na superfície e registo do respetivo
       código em ficheiro - Excel, Word, etc.);

     - Facilidade de limpeza e desinfeção (demonstração da facilidade de limpeza e desinfeção da superfície após uso).

Bancada Digital

(Sala Windows A)

​   Os desafios que se colocam à generalidade dos Laboratórios, independentemente do seu enquadramento institucional e organizacional, dos seus objetivos, da natureza dos serviços que proporcionam ao mercado e da sua dimensão, exigem dos seus gestores uma orientação e crescente capacidade para otimizarem o potencial criativo dos seus profissionais, melhorarem o desempenho dos processos que utilizam para fazer a vigilância do mercado, dos concorrentes, das novas técnicas, …, para potenciarem a valorização do conhecimento que detêm e, de uma forma conclusiva, para promoverem uma cultura de inovação permanente.

    Neste contexto, a disponibilidade de ferramentas estruturadas, já utilizadas e validadas pelo mercado, sustentadas em boas práticas de gestão da inovação, pode potenciar a obtenção de melhores resultados, a um custo aceitável no quadro da permanente insuficiência de recursos com que se debate a generalidade das organizações.

    A norma NP 4457: 2007, já utilizada por alguns laboratórios, aliás alguns deles já certificados de acordo com este referencial normativo, pode assumir-se como uma das ferramentas que os gestores poderão explorar para melhor gerirem as suas atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, sendo obviamente aplicável pelas entidades que, face à sua missão, aos seus objetivos e à natureza dos serviços que disponibilizam ao mercado, decidem não investir em atividades de investigação.

Aplicabilidade da NP 4457 à gestão da inovação nos Laboratórios

(Sala Windows A)

"The future belongs to those who believe in the beauty of their dreams"

Eleanor Roosevelt

  Case Study: A Dra. Carla Leal, responsável pelo laboratório de PMA do Centro Hospitalar do Porto, mostrará como utiliza o LabWay-LIMS® para registo e controlo dos seus processos e técnicas laboratoriais. Serão apresentados alguns exemplos de técnicas controladas digitalmente como: FIV, ICSI, IA e TEC. Nesta sessão, serão ainda apresentados temas como controlo de processos, qualidade, rastreabilidade de materiais, tratamento estatístico, entre outros.

Laboratório de Centros de Procriação Medicamente Assistida

(Auditório Azure)

   Como lidamos com a mudança de paradigmaE a nossa Equipa, como a preparamos para este desafio? Frequentemente escutamos o desabafo “Fazemos tudo como sempre fizemos e as coisas correm bem…

   Se os Laboratórios não mudam, se não repensam e ajustam os modelos de negócio, se não lançam novas e distintas iniciativas, correm o risco de serem ultrapassados pela concorrência! Os Laboratórios, na sua maioria, têm necessidades distintas e as Auditorias Digitais tornam-se, cada vez mais, num desafio que se coloca para redescobrirem o seu caminho, no exigente enquadramento atual.

Auditorias Digitais - Registos da Qualidade

(Auditório Azure)

   Qual a nossa Visão para os Laboratório em 2020? Onde queremos estar dentro de 7 anos em termos de Soluções Digitais? Quais serão os maiores desafios que todos teremos de enfrentar e o que estamos a fazer para lá chegar mais fortes e capazes de enfrentar os desafios da globalização?

    Estas são algumas das questões que queremos analisar em conjuntos com os nossos clientes e parceiros durante este evento. Na Ambidata temos uma visão sobre estes temas, mas mais que a nossa visão interessa-nos saber quais as necessidades e os objetivos dos laboratórios! Iremos levantar questões mas também tentar apresentar ideias e caminhos para chegarmos a 2020 mais fortes e mais capazes e em conjunto criar o Laboratório digital do futuro!

Paulo Rego
Pedro Coutinho
António Rocha

Ambidata 2020

(Auditório Azure)

    Eng. Luis Calado: O investimento na aquisição e manutenção das infraestruturas informáticas nos laboratórios pode ser facilmente reduzido com a adoção de novos modelos de cloud computing. Estes modelos permitem, por exemplo, a flexibilidade para aumentar ou reduzir a infraestrutura conforme necessidades sazonais, pontuais ou imprevistas, e permitem também o pagamento de apenas os serviços consumidos mensalmente, evitando o tradicional sobredimensionamento das infraestruturas físicas e avultados investimentos à cabeça em hardware e software.    

Laboratórios na Nuvem – Reduza o custo do seu datacenter tirando partido do cloud computing

(Sala Windows A)

 Dra Claudia Almeida: A RELACRE tem como missão promover a Qualidade como fator de diferenciação e de suporte para a competitividade dos Laboratórios. Neste quadro, desenvolve atividades que visam dar resposta a necessidades dos seus associados e que se traduzem em serviços onde aplica o princípio da melhoria contínuaNeste sentido, a informatização do Sistema de Gestão da RELACRE, em curso, constitui uma das vertentes de consolidação da sua estratégia, entendendo-se que esta permitirá uma integração mais eficaz dos suas diferentes áreas de atividade, bem como, a flexibilização da sua organização interna e a harmonização de processos, com impacto na qualidade da sua ação e com reflexos na resposta às necessidades e expectativas dos seus associados e clientes.

A importância da informatização no Sistema de Gestão na estratégia da Relacre

(Auditório Azure)

bottom of page